Fungo transforma formigas em zumbis.

O post ultra ‘2012 é logo ali‘ + ‘prepare-se que o apocalipse tá chegando’ é do nosso colaborador @sonikk.

Vi no Zombify, não acreditei e fui ver na fonte. É longo mas vale a pena! Cientistas não sabem ao certo como o fungo controla a formiga que infecta, mas sabe que o parasita libera quimicos alcalóides dentro do inseto que o consomem por dentro. Saca o vídeo!

“Formigas Zumbis” controladas por fungo parasita por 48 milhões de anos!

Cientistas descobrem recentemente evidências de um fungo que altera o comportamento de formigas para seu próprio benefício. As últimas evidências revelam um fungo que transforma formigas em zumbis e faz com que elas se rastejem para a própria morte.  As bizarras marcas do efeito do fungo foram encontradas nas folhas das plantas que cresciam em Messel, próximo de Darmstadt (Alemanha) já há 48 milhões de anos, ou seja, essa descoberta mostra que esses fungos evoluiram a habilidade de controlar o comportamento das criaturas que elas infectam há muitos anos, antes mesmo do surgimento do Himalaia.

O tal fungo, que ainda esta firme e forte nas florestas hoje em dia, trava na “formiga Carpinteira” enquanto ela transita pelo chão da floresta antes de voltarem para seus ninhos nos altos das árvoras, então ele cresce dentro da formiga, liberando alguns químicos que afetam seu comportamento. Algumas saem em busca de folhas frescas sozinhas, já outras se jogam do topo das árvores para as folhas próximas ao chão.

O último estágio do parasitismo é o mais macabro. Em suas últimas horas de vida, as formigas infectadas vão para a parte de baixo da folha que elas estão e travam as mandíbulas no veio central da folha, as imobilizando e arrumando o fungo na posição correta. “Isto pode acontecer em massa, você pode encontrar cemitérios inteiros com 20 ou 30 formigas por metro quadrado. Todas as vezes elas estão em folhas a uma certa altura do chão e mordendo o veio principal antes de morrerem” diz David Hughes da Universidade de Harvard.

O fungo não consegue crescer na altura do topo das árvores ou no chão da floresta, mas as formigas infectadas normalmente morrem em folhas entre os dois, onde a humifafe e a temperatura servem melhor ao fungo. Quando a formiga morre, o fungo brota de sua cabeça e produz um bolo de esporos que são lançados no chão da floresta à noite, onde eles podem infectar outras formigas.

Cientistas liderados por Hughes notaram que formigas infectadas pelo fungo Ophiocordyceps unilateralis mordem com tanta força nas folhas que chegam a deixar marcas permanentes. Os buracos criado por susas mandíbolas em cada lado do veio cicatrizam e produzem uma marca inconfundível. Em uma publicação de Biology Letters, umaa equipe descreve que ao montarem uma database de imagens que documentam o dano nas folhas por insetos, fungos e outros organismos, descobriram uma imagem de uma folha de 48 milhões de anos encontrada em Messel que apresentavam essa distinta marca das formigas infectadas. Naquela época, a região de Messel era de densas florestas subtropicais.

“Nós agora vemos como o primeiro exemplo de manipulação comportamental e provavelmente a única que ainda pode ser encontrada. Na maioria dos casos, esse tipo de controle é espetacular, mas efêmero, e não deixa nenhum traço permanente” diz Hughes. “A questão agora é, o que estimula um parasita não somente a matar seu hospedeiros, mas tomar controle do seu cérebro e músculos e, só então, matá-lo”. Ele adicionou: “De todos os organismos parasitas, apenas alguns desenvolveram este truque de manipular o comportamento de seu hospedeiro. Por que nos incomodarmos? Porque não existem mais deles?”

Related Posts with Thumbnails
Barangurte

About Barangurte

Imperatriz da Jennolândya, dos Ândalos e dos Roinares. Bata na minha bunda e me chame de Matilde.

45 thoughts on “Fungo transforma formigas em zumbis.

  1. Bizarro. Legal é ler esse post, imaginando tudo acontecer enquanto se come pizza, quem tem estômago fraco…

    Lendo isso me ocorreu um pensamento assustador: baratas zumbis.

  2. BARATAS ZUMBIS? tipo, zumbis resistentes a bombas nucleares!?!?!

    estamos condenados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Dani

      É estamos mesmo.

  3. MEDO! O.O O pior é saber que existe um monte coisa bizarra no mundo que ninguém descobriu ainda, vai que existe um outro fungo que faz pessoas comerem MIOLOS!!! O.o

  4. Tenho medo é de algum cientista idiota querer descobrir como se usa isso e fazer alguma besteira que infecta pessoas. Tá, é meio louco esse pensamento mas, quem iria imaginar há 100 anos atrás que fariam a bomba atômica…

    • Rui Romão

      Cara Adriana, infelizmente as pessoas já estão mais do que contaminadas, parasitadas, controladas. É só ver como caminhamos paulatinamente para a morte. Como Zombis, lá vamos fazendo o que nos mandam. Claramente, transportando esta fábula para o mundo das pessoas, as formigas, os hospedeiros, são os americanos (e, ultimamente e cada vez mais, também os europeus)… Quer que eu lhe diga quem são os fungos, os parasitas???

  5. E eu preocupado com micose nos pés…..

  6. Olha,nós tamo perdido,ou seja,nós vamos morre!

  7. Foda o post!!

    MUITO FODA.

  8. pH

    "vai que existe um outro fungo que faz pessoas comerem MIOLOS!!!"

    Gente comendo cérebro já existe, mas cérebros de animais!!

    Para começarem a comer cérebros humanos, é um passo… O.O

  9. E nunca mais Jâmile saiu de sua cama…

  10. Atualiza o link do youtube aí:
    http://www.youtube.com/watch?v=XuKjBIBBAL8

  11. maaano …

    baratas zumbis resistentes a radioatividade podem gerar mutações!!!!!

    O.O

    por outro lado … algo não tão assustador seriam lesmas zumbis

    ….

    SERÁ?!?!?!:
    http://www.youtube.com/watch?v=JvS3ZXZRSsk&ha

    O_O

  12. Achei tenso. E os idiotas dos cientistas tentando descobrir que fungo que é. ISSO NÃO PRESTARÁ, bem digo…

    CORRAM PARA AS COLINAS!!!

    (parei)

  13. Meus estudos virais e com microbianos em biotecnologia vão partir daí, certo!

    HUAHUIAHUIHIAHHAUIHS

    Vou dominar o mundo! É!

  14. Jéssica

    pH

    “vai que existe um outro fungo que faz pessoas comerem MIOLOS!!!”

    Gente comendo cérebro já existe, mas cérebros de animais!!

    Para começarem a comer cérebros humanos, é um passo… O.O

    Ixii meu amigo, pior é que existem sim pessoas que comem cérebros, você já ouviu falar em Hannibal Lecter? Sahsuhaushaushua, tá bom zuei! :D

  15. Fantástico seu post!

    Gostaria de vê-lo neste agregador e rede social:

    http://migre.me/1hPvF

  16. Brian

    Acabei de descobrir como o mundo vai acabar em 2012…

    APOCALIPSE ZUUUMBII MANOLOL O//

    tava em duvida se seria com um meteoro, terremoto ou mar de chamas… mas esse post tiro minhas duvidas u.ú

  17. Evandro

    ceeeeeeeerebrooooooooooo…

  18. Fred

    Sinistro.

    Esse fungo "invade" outros insetos também.

  19. EEEEEEEEE… TERMITAS DROGADAS…

  20. Albert Wesker ficaria com inveja…

  21. Esse post me traumatizou muito…

  22. Esse post me traumatizou muito…²

    agora entendo porque eu perseguia tanto as formigas qdo era criança: era o meu lado zombie hunter aflorando!

  23. Já li muitas matérias sobre isso. Tem até algumas em que o inseto insere larvas suas em outros animais, onde elas se alimentam do hospedeiro e fazem com que eles se exponham aos predadores naturais deles para que as larvas infectem outros animais. Muito boa matéria.

  24. Viviane

    Me lembra o flme "A Maldição dos Mortos-Vivos"!

  25. Flau

    A Natureza e fantástica, perfeita e cruel… tudo ocorre de acordo com sua própria conveniência, para sua própria auto-sutentação… vale dizer: sem qualquer prejuízo nem covardia… tudo dentro de uma lei natural eterna!!

  26. leonidas

    nós podemos estar infectados por um fungo da "inteligência" que nos faz transofrmar o mundo do jeito que estamos o transformando. para qual fim será?

  27. Credo eu nunca mais vou entrar numa floresta ou num cimiterio!

    Vamos morrer com um fungo na cabeçaaaaaaaaaaaaa!!!

    2012 ATACA!

    -qq

  28. Nossa muito interessante e assustador. Se estamos em constante evolução pode ser que um dia os zumbis sejam os seres humanos. E nesse dia eu quero estar recarnada aqui na Terra. =))

  29. Nossa..doideira!! deveras intrigante..um fungo comtanto poder é doideira..eu sabia de virus com poderes assim…mas fungos?? muito bom!!

  30. o apocalipse zumbi está a cada dia mais próximo…. vocês estarão preparados?

  31. OO

    OLOKO Albert Wesker esqueceu de usar isso ai no RE5 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ja penso isso em humanos OO eu me suicidava pra n vira zombie kk

  32. Vo dexa minha tarantula de estimaçao na fresta da porta d ecasa pro zumbi inseto n entra -qq

  33. Quem disse que zuimbi come cerbero?,quem ve RE sabe que ele come carne

  34. Quem dera que um cientista burro n ia quere te posse do fungo e ia faze uma cagada vira um zumbi e infecta os otros

  35. Nossa, mano! Muito louco O.O
    #MEDO#

  36. Carlos Azevedo

    Imagine se essas esporas pegassem os humanos
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  37. Christian Mendoza de Lima

    Parabéns pelo documentario imprecionante!!

  38. wyagner

    Muito louco esse bgl ai.
    Eu fiquei pensando com um comentario que fizeram aki sobre baratas zumbis resistirem a bombas nucleares. Bem, se elas resistirem vamos morrer ou por elas ou pelas tentativas de aniquila-las usando a tal bomba. ‘-‘

  39. kevin

    Muito loco !!!
    Vai q um cientista louco faz uma esperiencia em umanos !

  40. [...] casos, o fungo cresce na cabeça da formiga infectada como mostra esse horripilante vídeo da BBC, via Zumblr. Amey. Facebook Posted on 22/01/2012 by Charô Lastra | in Crítica and tagged Oh shit, Pessoas, [...]

  41. Michelle

    fudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeufudeu

  42. Eduardo

    Já vou preparar minha shotgun …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>